segunda-feira, 30 de agosto de 2010

fato...






"Se duas pessoas se amam uma à outra, não pode haver final feliz.
"
Ernest Hemingway

sexta-feira, 20 de agosto de 2010


"Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo..."

(Caio Fernando Abreu)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Can't you see??

"Se eu morrer, sobrevive a mim com tamanha força que acordarás as fúrias do pálido e do frio, de sul a sul, ergue teus olhos indeléveis, de sol a sol sonha através de tua boca cantante. Não quero que tua risada ou teus passos hesitem. Não quero que minha herança de alegria morra. Não me chames. Estou ausente. Vive em minha ausência como em uma casa. A ausência é uma casa tão rápida que dentro passarás pelas paredes e pendurarás quadros no ar. A ausência é uma casa tão transparente que eu, morto, te verei, vivendo, e se sofreres, meu amor, eu morrerei novamente."

Neruda

domingo, 15 de agosto de 2010

O vestido



Adriana ainda não conhecia aquelas lojas... O mais perto que havia passado delas , era da rua, de dentro de algum veículo, talvez a caminho do trabalho, ou de um ônibus lotado que a espremia e que deixava sua visão turva... Nunca as havia visto com clareza.
Um dia, resolve passear por ali, a pé, nas calçadas...
Deslumbre... Emoção... Fantasiando ser alguém que pudesse estar ali, como se a festa parasse só pra ela chegar, como se a música que ouvia fosse tocada especialmente pra ela, nota por nota...
O vento ajudava , balançava seus cabelos ruivos, numa dança hipnótica como algas, e ela parou.
Na vitrine : O vestido.
Seus olhos já não eram mais opacos, a música aumentava e tudo a convidava para que se vestisse daquele sonho.
Relutou , "isso não é pra mim", mas se arrepiava ao imaginar o toque do tecido em sua pele...
Ela acreditou... Acreditou que o vestido, que ora reclamava seu corpo ora se mostrava indiferente a ela seria dela. Adriana desejava ardentemente que fosse sua única roupa, a última veste a tocar seu corpo, que nunca mais fosse vista de outra forma por ninguém e nem em seu espelho.
Fora concluído pra ela, nenhum defeito, fiel a seu corpo,sem a menor necessidade de alguma retificação.Um sonho.
Ela estava linda, feliz, pronta, se sentia amada , o vestido acariciava sua pele, a entorpecia com sussurros no ouvido, seus olhos contavam histórias, sua boca se mordia, suas mãos o tocavam e até seus cabelos ruivos pediam licença pra que pudessem se deitar sobre o tecido.
Tudo perfeito.
Ficou por ali alguns minutos... Que pareciam noites e noites de bailes, fechou os olhos e acreditou que a fotografavam, que a admiravam, mas quando os abriu ela soube que não poderia ficar com ele. O preço era alto demais...
Sentiu seu coração disparar, irracionalmente a vontade de sair correndo com ele, mesmo que tudo acabasse ali na porta da loja da pior forma, não se importava com a honra, com a vergonha , não se importava com nada, Tudo era estar dentro daquele sonho.
A luz exibiu a sua loucura e a trouxe de volta ao chão... Como se despir? como se limpar do perfume que aquele sonho possuía e que a deixava demente, alienada, vaidosa, era perigoso.
...
Nua.

Não consegue respirar, é como se sua própria nudez a sufocasse,mal pode se mexer, não consegue se olhar, seu corpo dói , é uma guerra contra seus próprios desejos, contra o pedido de sua pele, aquele vestido encantado, enfeitiçado já possui a sua alma , naquele escasso tempo. Adriana se encontrava nua e sem alma.
Enxugou-se daquela atmosfera , se encontrava cinza, sem cor, a música parou. Tudo era silêncio. Um silêncio que lhe doía os ouvidos, que dilacerava sua cabeça, aperto, dor.Dor.Dor.
O mundo a achava forte pra julgar que mesmo não sendo justo, ela superaria todo aquele limitado momento.
E Adriana vai embora... certa de que aquele mesmo vestido irá satisfazer algum outro corpo, encantará alguma outra bela mulher.... Talvez mais digna de se vestir com ele...Digna, feliz, exibida, mas sem saber que estará vestindo a alma de Adriana aprisionada naquele tecido...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

apenas...

"Quero apenas cinco coisas..
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando."
-Pablo Neruda-

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não vai doer nada....

A primeira pessoa que atendi , ainda na faculdade, me mostrou que escolhi como profissão, exatamente oque deveria . Me emocionei , me arrepiei, foi incrível a sensação.... depois da clínica, liguei ansiosa pro meu pai e minha mãe, contei com detalhes, e a alegria de me sentir "a dentista" era contagiante.
Só tenho a agradecer sim , porque vejo tanta gente perdida na vida profissional, com diplomas importantíssimos mas sem o menor tesão no que faz, ou sem fazer, com o canudo engavetado, ou loucos pra trabalhar mas sem o feeling de fazer oque é preciso. Pior até quem pensa que trabalhar não é importante e se acomoda dentro de casa, se anulando do movimento do mundo ...
Em meus breves seis anos de formada já passei por situações no consultório que dariam uma boa comédia,outras bem estranhas e algumas até que desejo esquecer.
Trabalhar com gente é a coisinha mais louca do mundo.
Existe todo tipo de cliente imaginável dentro de um consultório. Tem aquele que é um exemplo, exemplo de educação, de cuidado, de saúde, de higiene....Raros, mas não extintos. Mas não posso ser injusta com os meus... conversando com amigos de profissão, me sinto até muitas vezes sortuda pois tenho um número considerável de clientes exemplo.
Tem aqueles que minha secretária costuma nomear "PM" - pau mandado- . São maridos, esposas ou filhos que não abrem a boca a não ser durante o tratamento, e até pra dizer qual dente dói ou não, precisam de um acompanhante, que geralmente me deixa tonta de tanto que falam na minha cabeça.



A Máscara!
Ainda bem que existe máscara. Não fazem idéia da utilidade desse pequeno objeto. Chega ser o mais importante do consultório. É uma ferramenta indispensável em situações extremas de porquice ou quando precisamos rir sem que percebam.
Impressionante como a pessoa vem com provas materias, e quando eu digo que são provas, acreditem, são provas macroscópias, que não escovam os dentes há um bom tempo e posso fazer um cardápio com a ordem cronológica exata do que o "querido" vem comendo há dias, com o detalhe das juras de que escovam os dentes 3 vezes ao dia e passam o fio dental a cada escovada. Me poupem! Nem eu uso fio dental 3 vezes aou dia! E pelo amor de Deus, custa caprichar pelo menos pra ir ao dentista!!! Tem os cara de pau que ainda confessam que comeram uma paçoca ou uma coxinha antes de vir....







Há também os que pensam que somos mágicos... a pessoa passa a vida toda sem cuidar da boquinha e quer em apenas uma semana ( geralmente vão se casar, tem uma formatura, o filho vai nascer) o sorriso da Jolie ou do Pitt.Sem comentários...
Fada dos dentes é só pra quem tem dente de leite!!!!



Crianças.... um capítulo especial... Coisa de Deus criança!!!! Tem adulto que dá mais trabalho que criança... alguns realmente sofrem de um pânico absurdo e eu costumo tratar do assunto com muito respeito e psicologia, mas uma minoria faz cena pra chamar atenção, esses são encardidos... e geralmente me tiram do sério, nem vale a pena falar deles!



Mas criança é a uma coisinha interessante.... é gratificante ganhar o respeito e a admiração delas, é um relacionamento puro e de confiança... E de bonus vem as pérolas que são especialidades únicas....






Medo.
Criança que dá trabalho geralmente é culpa dos pais que ameçam, "A seu muleque desce daí senão vou te levar no dentista e ele vai te dar uma injeção na boca"- TOTALMENTE CONSTRUTIVO-.
Tem pais que ameaçam dentro do consultório.... é cada ameaça engraçada que mais uma vez me utilizo da máscara como escudo: "Pedro abre essa boca pra dentista senão vou chamar o guarda!"( é crime agora não abrir a boca?), "Aline fica quieta menina senão a mãe vai te levar pra limpar o ouvido no hospital" (????? que medo!!) uhauhauha! tenho que ouvir cada coisa...
Falando em ouvir.... tem quem quer falar difícil.... Tirar o dente do "cisney" , fazer" modess" pra uma nova" próstata"," abiturá" o dente, a anestesia não pega pq eu tenho sistema nervoso, arrancar tudo e colocar porcelana.... e por aí vai....

Odontologia é incrível.... não há nada mais valioso quando uma pessoa vem me procurar e eu me sinto responsável em devolver seu sorriso. E quando vejo que modifiquei o brilho nos olhos de alguém quando lhe entrego um espelhinho depois do tratamento e ganho um sorriso, me sinto renovada, empolgada, um instrumento do Papai do céu.
Sorrir é uma dádiva. É como convidar os anjos pra perto de nós, é uma janelinha pro divino...
Algumas vezes nos deparamos com pessoas que estão de mal com a própria vida, encaramos situações de falta de educação e desrespeito, mas geralmente são pessoas que precisam de ajuda... essas eu busco esquecer.
E agradeço por todas as pessoas que passaram pelas minhas mãos, e por me arrepiar quando falo da minha profissão, por me sentir realizada e me divertir muito enquanto trabalho. Trabalho cantando... Trabalho com amor.






Vamos sorrir? Oque acha de procurar seu dentista essa semana!?


eu --------------------------------->

=)

sábado, 7 de agosto de 2010

better together

"There's no combination of words I could put on the back of a postcard
No song that I could sing but I can try for your heart
Our dreams and they are made out of real things
Like a shoebox of photographs with sepia-toned loving
Love is the answer at least for most of the questions in my heart
Why are we here? And where do we go? And how come it's so hard?
It's not always easy and sometimes life can be deceiving
I'll tell you one thing, it's always better when we're together"

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

tic....tac....


Me sinto um lêmure.
Ou aqueles suricatinhos do deserto que ficam com os corpinhos erguidinhos olhando de um lado pro outro ... esperando...
Esses...

Já pararam pra pensar em quanta porcaria agente faz na vida?

Sempre na ânsia de estarmos fazendo o melhor... E ainda temos a petulância de questionar os porquês dos fracassos.

Dica: tudo culpa da expectativa.
Esperar qualquer coisa de qualquer pessoa, afeto, reconhecimento ou atenção, é o primeiro passo pra frustações, que levam à infelicidade, neuroses e dependência emocional.



E o pior é que, mesmo sabendo de tudo isso , continuo cometendo os mesmos erros.
Gostaria de entender porque uma pessoa inteligente continua a se mac
hucar , se iludir ou sofrer sabendo que tudo aquilo está acontecendo. Porque pessoas conscientes agem estupidamente, negligenciando seus próprios sentimentos, violando seus princípios, ocultando fatos e sendo cúmplices de verdadeiros crimes...
Somos divididos ao meio né?! Razão e emoção. O Anjinho e o Capetinha.
Existe uma faixa , A Fronteira. Impossível viver equilibrando tudo o tempo todo.Mesmo porque uma mesma situação pode estar em lados diferentes dependendo do tempo , do local, tudo é relativo.
Relativismo, a justificativa pra todas as "cacas" que fazemos. Quanta fraqueza... quanta nojeira amenizamos com o tal do relativismo...
E depois que inventaram a desculpa... putz!



Não sei se estou meio revoltada hoje, comigo mesma, vontade de bater a cabeça na parede até tirar dela certos pensamentos.
Gostaria que instalassem um interruptor atrás da minha orelha, que pudesse me desligar de tudo que me aflinge ,que pudesse formatar algumas informações, me deixar ignorante, desinformada da existência amarga de certas pessoas,de certas situações , de fatos que são visíveis até de olhos fechados.
Por que tem que ser assim? Por que? Qual a probabilidade disso dar certo?



Vício.
O amor é o entorpecente mais perigoso do mundo.... basta uma dose...

"E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também."

silêncio...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

anjo...






Joãoooooooooooo!!!!

mata a tia de saudade!!!

Criança, a tia te ama!
xêro!

Uai.


Muitas vezes reclamo de barriga cheia.
Pão de queijo e requeijão.... "bão" assim são nossos papos...
Só um mineiro pra ter a paciência de amigo que tens... eu ja teria me mandado passear se ouvisse metade das minhas "lamúrias" como ouve todos os dias.
E o anoitecer não é o mesmo se não trocarmos meia duzia de palavras engraçadas, ou se não te matar de vontade de comer alguma coisa. Não te transformar em algum ser invertebrado ou te acertar pelo menos 5 pedradas.

Seu companheirismo é um trem bão demais da conta !

Obrigada por prestar atenção em tudo que falo, e tudo que não falo.Ler e opinar sobre meus textos, ajudar a dar equilíbrio aos meus momentos mexicanos.
Obrigada por cuidar das minhas loucuras mesmo que distante. ( que falta fazem as chaminés...).
Merecia um post só pra você...
Tão bão que Deus fez de dois!!!

Uai!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

letra...


Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te,
como um cego.

Tal vez consumirá a luz de Janeiro,

seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo.

Neruda

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

sem descanso

Esperança.
Fé.
Sentimentos tão parecidos... Crença emocional em uma possibilidade, em resultados positivos, em um sonho, em um plano, em pessoas, em promessas, em olhares, em loucuras....

Loucura é perceber que alguns pensamentos , idéias fixas , são capazes de apertar agente com tanta força, como se estivessem extraindo de nós um veneno raro e caro, secando, torcendo, centrifugando, sugando todas as gotinhas da esperança que se relaciona a esses pensamentos.




Ah! o poder de um pensamento... Tenho um amigo que costuma me pedir pra que não pense antes de dormir.... que apenas deite e durma... diz ele que fico criando monstrinhos ... seria engraçado se esses "monstrinhos" não se alimentassem da minha esperança, seria divertido se não fosse a extinção de cor dos meus planos, se não fosse uma agonia...



Agonia?
Desespero?
Talvez sim... E é um parodoxo maciço pensar que exatamente nos momentos de maior desespero que eu alimente mais a minha fé...
Uma vez eu li por aí que na vida agente precisa de inspiração ou de desespero.
E se formos pensar bem, a origem do desespero está na imaginação.



Tudo é uma questão de imaginação, e de como se administra tudo isso que vive a correr dentro de nossas cabecinhas...
É... talvez seja melhor mesmo seguir seu conselho... me adormecer de certos pensamentos, não me deixar reagir a esses calafrios emocionais...

... isso, e assegurar-me de não de me anestesiar por completo das emoções e da fé em merecer mais.
Mais de você, mais de mim, mais de nós.