terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não vai doer nada....

A primeira pessoa que atendi , ainda na faculdade, me mostrou que escolhi como profissão, exatamente oque deveria . Me emocionei , me arrepiei, foi incrível a sensação.... depois da clínica, liguei ansiosa pro meu pai e minha mãe, contei com detalhes, e a alegria de me sentir "a dentista" era contagiante.
Só tenho a agradecer sim , porque vejo tanta gente perdida na vida profissional, com diplomas importantíssimos mas sem o menor tesão no que faz, ou sem fazer, com o canudo engavetado, ou loucos pra trabalhar mas sem o feeling de fazer oque é preciso. Pior até quem pensa que trabalhar não é importante e se acomoda dentro de casa, se anulando do movimento do mundo ...
Em meus breves seis anos de formada já passei por situações no consultório que dariam uma boa comédia,outras bem estranhas e algumas até que desejo esquecer.
Trabalhar com gente é a coisinha mais louca do mundo.
Existe todo tipo de cliente imaginável dentro de um consultório. Tem aquele que é um exemplo, exemplo de educação, de cuidado, de saúde, de higiene....Raros, mas não extintos. Mas não posso ser injusta com os meus... conversando com amigos de profissão, me sinto até muitas vezes sortuda pois tenho um número considerável de clientes exemplo.
Tem aqueles que minha secretária costuma nomear "PM" - pau mandado- . São maridos, esposas ou filhos que não abrem a boca a não ser durante o tratamento, e até pra dizer qual dente dói ou não, precisam de um acompanhante, que geralmente me deixa tonta de tanto que falam na minha cabeça.



A Máscara!
Ainda bem que existe máscara. Não fazem idéia da utilidade desse pequeno objeto. Chega ser o mais importante do consultório. É uma ferramenta indispensável em situações extremas de porquice ou quando precisamos rir sem que percebam.
Impressionante como a pessoa vem com provas materias, e quando eu digo que são provas, acreditem, são provas macroscópias, que não escovam os dentes há um bom tempo e posso fazer um cardápio com a ordem cronológica exata do que o "querido" vem comendo há dias, com o detalhe das juras de que escovam os dentes 3 vezes ao dia e passam o fio dental a cada escovada. Me poupem! Nem eu uso fio dental 3 vezes aou dia! E pelo amor de Deus, custa caprichar pelo menos pra ir ao dentista!!! Tem os cara de pau que ainda confessam que comeram uma paçoca ou uma coxinha antes de vir....







Há também os que pensam que somos mágicos... a pessoa passa a vida toda sem cuidar da boquinha e quer em apenas uma semana ( geralmente vão se casar, tem uma formatura, o filho vai nascer) o sorriso da Jolie ou do Pitt.Sem comentários...
Fada dos dentes é só pra quem tem dente de leite!!!!



Crianças.... um capítulo especial... Coisa de Deus criança!!!! Tem adulto que dá mais trabalho que criança... alguns realmente sofrem de um pânico absurdo e eu costumo tratar do assunto com muito respeito e psicologia, mas uma minoria faz cena pra chamar atenção, esses são encardidos... e geralmente me tiram do sério, nem vale a pena falar deles!



Mas criança é a uma coisinha interessante.... é gratificante ganhar o respeito e a admiração delas, é um relacionamento puro e de confiança... E de bonus vem as pérolas que são especialidades únicas....






Medo.
Criança que dá trabalho geralmente é culpa dos pais que ameçam, "A seu muleque desce daí senão vou te levar no dentista e ele vai te dar uma injeção na boca"- TOTALMENTE CONSTRUTIVO-.
Tem pais que ameaçam dentro do consultório.... é cada ameaça engraçada que mais uma vez me utilizo da máscara como escudo: "Pedro abre essa boca pra dentista senão vou chamar o guarda!"( é crime agora não abrir a boca?), "Aline fica quieta menina senão a mãe vai te levar pra limpar o ouvido no hospital" (????? que medo!!) uhauhauha! tenho que ouvir cada coisa...
Falando em ouvir.... tem quem quer falar difícil.... Tirar o dente do "cisney" , fazer" modess" pra uma nova" próstata"," abiturá" o dente, a anestesia não pega pq eu tenho sistema nervoso, arrancar tudo e colocar porcelana.... e por aí vai....

Odontologia é incrível.... não há nada mais valioso quando uma pessoa vem me procurar e eu me sinto responsável em devolver seu sorriso. E quando vejo que modifiquei o brilho nos olhos de alguém quando lhe entrego um espelhinho depois do tratamento e ganho um sorriso, me sinto renovada, empolgada, um instrumento do Papai do céu.
Sorrir é uma dádiva. É como convidar os anjos pra perto de nós, é uma janelinha pro divino...
Algumas vezes nos deparamos com pessoas que estão de mal com a própria vida, encaramos situações de falta de educação e desrespeito, mas geralmente são pessoas que precisam de ajuda... essas eu busco esquecer.
E agradeço por todas as pessoas que passaram pelas minhas mãos, e por me arrepiar quando falo da minha profissão, por me sentir realizada e me divertir muito enquanto trabalho. Trabalho cantando... Trabalho com amor.






Vamos sorrir? Oque acha de procurar seu dentista essa semana!?


eu --------------------------------->

=)

2 comentários:

  1. Oi Gabii,
    Não sabia que vc era dentista! Parabéns.
    Eu não largo do meu dentista. Minha mãe sempre dizia que não adianta se vestir bem, se maquiar, se perfumar, se faltar 1 dente da frente, danou tudo.
    Eu sempre brinco que minha maior prova de vaidade é ir ao dentista, pois detesto mais vou, pois não quero ficar banguela e nem com mau hálito.
    Bjkas e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. pq eu tenho medo de dentistas q dizem Ni!

    ResponderExcluir