quarta-feira, 3 de novembro de 2010

"Missão dada é missão cumprida"

Assisti ao filme Tropa de Elite 2 hoje ...

Política, sujeira, corrupção, tráfico, dramas familiares e pessoais, direitos humanos e violência!
Padilha  foi genial...
Abertura suculenta... que nos diz ser uma obra de ficção, apesar das "possíveis" coincidências, já aguça o senso crítico dos não alienados para  além do entreterimento.
Padilha atira primeiro, e pergunta depois, (bem no estilo BOPE mesmo), mas agora o alvo não é só o tráfico, o inimigo agora é outro.Acabando com o tráfico  Nascimento só aumenta o espaço pra bandidagem maior... a ponta do iceberg, oque ele chama de "sistema".
A crítica é pesada e muito bem direcionada, nada de firulinhas não.... chega ser mais preciso que um GPS na localização da "origem do mal".
Repúdio ao uniforme azul da PM do Rio,críticas diretas ao Congresso, a  fome de poder, ganância política, mesada, campanhas eleitorais sujas, miséria, milícias...Essa realidade nua, crua e podre que vemos  estampada todos os dias.
Nascimento aparece dividido entre as ideologias de esquerda e direita. A primeira é representada pela figura de um ativista dos direitos humanos Fraga(Iradhir Santos), que questiona os métodos de tortura do Bope – a quem o policial se refere como “intelectualzinho de merda que quer voto de maconheiro”. Já a direita é mostrada por meio dos políticos que atuam na área da segurança pública – mais preocupados com reeleição, nem que para isso sejam necessárias alianças com as milícias das favelas.
No cenário político atual , essa diferença, esse posicionamento  se faz relativo quando o assunto é dinheiro, influência  e poder. Não há esquerda e nem direita que não se dobre a uma posição central, isto é, em cima do muro, até me arrisco a dizer PMDBista, quando há poder em jogo... E pra eles , os fins sempre justificam os meios!! Articulam tudo pra tornarem ações lícitas ou ilícitas adequadas aos seus interesses particulares. E quem paga tudo isso? Precisa responder??
Me deixa absurdamente indignada uma comissão ter se formado e eleito o filme do Lula o concorrente ao Oscar de melhor filme estrangeiro, e não o filme do Padilha... Não farei mais nenhum comentário  a respeito desse insulto.
Mas apesar de toda essa explicitude, Padilha declarou pensar que "Infelizmente o Brasil vai continuar o mesmo depois do filme".
E realmente tudo indica que essa escória, essa bandidagem, essa lama podre ainda ditam e ditarão as coordenadas dos nosso dias por muito tempo.
Estamos expostos a isso, e ainda há muito o que engolir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário